29 de mai. de 2008

Nougat de avelãs com calda de chocolate


½ litro creme de leite fresco
200g açúcar (100g para chantilly e 100g para suspiro)
4 claras em temperatura ambiente
raspas e suco de 1 limão
100ml de mel
18g de gelatina em pó sem sabor e incolor
20ml de água
150g de avelãs torradas e picadas grossoModo de preparo:Bata o creme de leite fresco com 100g de açúcar para formar o chantilly e reserve na geladeira. Bata as claras em neve com o suco de limão e o açúcar restante para obter um suspiro bem firme. Adicione então o mel, as raspas de limão e a gelatina hidratada na água. Acrescente então as avelãs, o creme chantilly e o crocante. Despeje em forma untada (ou forrada com um plástico fino) e leve ao freezer pelo prazo mínimo de 6 horas. Sirva com calda de chocolate ou com calda de laranja.Crocante:
150g de açúcar
1 colher (café) de bicarbonato de sódioModo de preparo:Coloque o açúcar em uma panela e deixe caramelar até chegar à cor de guaraná escuro (cuidado para não queimar). Adicione o bicarbonato e espalhe sobre mármore untado. Deixe esfriar e quebre em pedaços. Reserve.Calda de chocolate e laranja:
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó peneirado
1 vidro de geléia de laranja
1 colher (sopa) de manteigaModo de preparo:Bata o leite, o açúcar e o chocolate no liquidificador. Leve ao fogo moderado, mexendo até engrossar. Retire, misture a geléia de laranja e a manteiga. Pode ser servida quente ou fria.

Nenhum comentário: